A seguir vamos mostrar como fazer o planejamento financeiro do departamento de manutenção de equipamentos.
Primeiramente devemos lembrar que a verba destinada aos orçamentos de manutenção dos equipamentos deve ser respeitada como todas as outras verbas, pois sem eles todo o ciclo de produção fica comprometido e, quanto mais precisos forem os valores estimados, menor é a chance de acarretar prejuízos para a empresa.
1. Comece o planejamento financeiro pela idade dos equipamentos
A idade dos equipamentos influencia no quanto será gasto para os manter em funcionamento. Em geral, os equipamentos novos e antigos requerem um orçamento maior para a manutenção, segundo o gráfico “Curva da Banheira”, que demonstra a taxa de falhas de acordo com a idade do equipamento. Durante a “infância” e a “velhice” os equipamentos apresentam maior probabilidade de falhas. Enquanto na vida “adulta”, o equipamento é mais estável neste sentido.
2. Considere também a criticidade dos equipamentos na operação
O planejamento financeiro referente ao departamento de manutenção deve avaliar se o conserto dos ativos é indicado considerando cinco critérios:
- segurança;
- confiabilidade;
- qualidade;
- frequência;
- custo.
De acordo com a criticidade e custos de manutenção dos equipamentos, pode-se classificar em 3 categorias:
2.1 Classe A
- interferem no processo produtivo;
- afetam a qualidade, a segurança e o meio ambiente;
- não há backups;
- aumentam em mais de 20% os gastos mensais com manutenção.
2.2 Classe B
- interferem no ciclo produtivo de forma recuperável;
- provocam lesões leves ou transtornos de curta duração na natureza;
- requerem reprocessamento dos produtos;
- há backups;
- aumentam de 10% a 20% os gastos mensais com manutenção;
2.3 Classe C
- não interrompem a produção;
- provocam danos leves e controláveis ao meio ambiente e à saúde;
- não afetam a qualidade do produto;
- há backups;
- não afetam os custos mensais de manutenção de forma relevante.
Concluímos que os equipamentos da Classe A são os que mais atrapalham o ciclo de produção e que acarretam maiores gastos com manutenção.
3. Fique atento às mudanças inesperadas e eventos não-programados
Ainda que o planejamento financeiro possa garantir um orçamento para manutenção de equipamentos, é importante considerar a necessidade de mudanças e a ocorrência de imprevistos. Sendo assim, uma margem para estes inconvenientes também deverá ser prevista. O ideal é fazer uma lista dos ativos e contabilizar 10 horas ao ano para destinar a quaisquer defeitos inesperados referentes a cada equipamento. Os custos de material devem ser calculados para cada equipamento.
4. Analise os materiais e a mão-de-obra necessária para a manutenção dos equipamentos
Geralmente, existe um padrão para as taxas de mão-de-obra e materiais. A taxa de proporção dos materiais e da mão-de-obra para uma indústria de alta velocidade, por exemplo, é de 50:50 (50% dos gastos destinados a materiais e 50% dedicados à mão-de-obra). Conhecer essa proporção ajuda a reduzir despesas de manutenção e a aumentar a margem de lucro.
Considere ainda os custos diretos e indiretos com uma mão-de-obra fixa para o departamento de manutenção:
- nos custos diretos, considera-se o quanto será gasto com à contratação e o treinamento, incluindo benefícios e vales (os complementos equivalem, aproximadamente, a 30% a 40% do custo do salário-base);
- nos custos indiretos, estão envolvidos valores relativos a supervisão e gerência, ferramentas, materiais de escritório, folha de pagamento, computadores e assim por diante.
Uma forma de reduzir custos com manutenção de equipamentos é recorrer à terceirização dos serviços. Um bom planejamento financeiro deve avaliar essa opção. A indústria terá serviços de boa qualidade, com profissionais capacitados e tecnologia avançada, por um excelente custo x benefício.
Entre os tipos de manutenção, a preventiva certamente se sobressai, por ser mais econômica e eficiente. Agora que já conferiu os custos envolvendo manutenção, aproveite para conferir o nosso plano de manutenção preventiva, todo detalhado em um passo a passo para montar!