Se você nunca parou para pensar na importância de investir na manutenção preventiva, não se preocupe. Agora você terá todas as informações para entender melhor essa prática, e perceber que não se trata de um gerador de custos, mas sim de um bom investimento a se fazer. A seguir, mostramos 5 motivos para investir
1. Previne contra danos irreversíveis às máquinas
A manutenção preventiva contribui para melhorar o desempenho das máquinas durante a sua vida útil. Ela permite antecipar problemas e prevenir-se contra imprevistos.
A identificação precoce de falhas, antecipa a manutenção, e assim evita que a situação piore, ou seja, previne contra danos irreversíveis.
2. Melhora a produtividade
Máquinas com baixo desempenho ou com instabilidade é indício que o equipamento está com problema, isso atrapalha na produtividade e impede que a indústria atinja os resultados planejados.
A manutenção preventiva irá identificar previamente o defeito e corrigi-lo, assim com o equipamento funcionando novamente em sua totalidade irá trabalhar no ritmo adequado à sua demanda e a indústria efetivamente se tornará mais produtiva.
3. Reduz gastos
A manutenção preventiva deve ser considerada como um investimento, visto que muitas vezes são problemas simples de serem resolvidos, como uma limpeza, lubrificação ou apenas a substituição de componentes desgastados, reconstrução de cabos, ou painéis.
Neste caso, economia obtida através deste tipo de manutenção é indiscutível, porque evita que a situação piore, como, por exemplo, a inatividade da máquina, acarretando custos mais elevados com reparos emergenciais ou a aquisição de um novo equipamento.
4. Aumente a vida útil dos equipamentos
Acredita-se por aí que não é possível aumentar a vida útil dos equipamentos, que todos os dispositivos possuem um prazo determinado de uso, porém, se, as devidas manutenções não forem realizadas, este tempo poderá ser abreviado.
Aguardar os defeitos aparecerem, limita o potencial da máquina, agravando de tal forma que pode ficar imprópria para o uso. O ideal é agir preventivamente para conservar a sua performance, realizando manutenções periódicas.
5. Melhore a segurança das operações
Deixar de fazer manutenções preventivas, a indústria além de colocar em risco a sua produção, também expõe os profissionais que operam as máquinas a acidentes durante o expediente. Assim, podemos considerar que a manutenção preventiva promove a segurança do trabalho e evita possíveis ações ou processos trabalhistas.
Outra questão importante é que o meio ambiente também pode ser afetado, equipamentos desregulados podem poluir o solo, o ar ou água, gerando transtornos e problemas legais para a sua indústria.
Se você deseja mais detalhes para agir de forma antecipada aos problemas com equipamentos, nada melhor do se que se planejar. Então, veja o nosso passo a passo de como montar um plano de manutenção preventiva!
Saiba mais sobre nosso trabalho em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Ou, se preferir, acesse nosso site!