A manutenção preventiva reúne medidas cuja finalidade é evitar gastos com a aquisição de equipamentos novos e manutenções corretivas nas máquinas de uma linha de produção ou de um parque industrial. Conforme a NBR nº 5462/1994, esse tipo de manutenção visa à redução de falhas e danos em uma máquina.
O objetivo da manutenção preventiva é prevenir qualquer tipo de falha ou parada na produção.Neste artigo, mostraremos o momento correto para investir nesse tipo de manutenção. Confira!
Plano de manutenção preventiva
Um plano de manutenção preventiva deve ser feito com base em indicadores e informações confiáveis. A estratégia para implementar um programa deve ser determinada a partir de critérios que, realmente, revelam a necessidade de aplicá-la.
Vamos analisar a seguir cada um desses indicadores que permitem identificar o momento certo para que as ações de manutenção sejam efetivadas.
Tempo de operação e atividade
Quando falamos em indicadores para determinar o melhor momento para a realização de manutenções preventivas, o tempo é um dos mais relevantes.
Isso ocorre de acordo com o perfil do equipamento industrial, descrito no manual de instruções do fabricante, e com outros aspectos. A equipe de manutenção deve, assim, elaborar um cronograma para revisar e trocar peças.
Pode-se, por exemplo, desenvolver um planejamento que defina que determinada máquina passará por manutenção preventiva a cada cinco meses.
Ciclo de produção
Tal como o tempo de operação e atividade, o ciclo de produção pode ser um indicador para definir um parâmetro para as manutenções preventivas.
O critério, nesse caso, é o total de peças produzidas pela máquina. Assim, por exemplo, pode-se estabelecer que, a cada 20 mil peças fabricadas, o equipamento deve receber manutenção preventiva.
Índice de horas de atuação
Mais uma vez considerando as características da máquina, podemos utilizar o índice de horas de atuação para determinar o momento mais apropriado para a manutenção preventiva dela, por exemplo, após 4 ou 5 mil horas em atividade.
Manutenção preventiva é mais econômica
O atendimento relativo à manutenção preventiva é considerado de prazo urgente. Já a manutenção preditiva tem prazo normal e a corretiva tem prazo emergencial.
Esse tipo de manutenção pode ser planejada pela equipe, dessa forma permite a adoção de medidas eficazes que evitam a interrupção do ciclo de produção, como por exemplo, substituir a máquina por outra ou manter um pequeno estoque de produtos para suprir os dias sem atuação.
Por outro lado, se a máquina parar de funcionar inesperadamente, será inevitável consequências como a interrupção do trabalho e prejuízos. Assim, percebemos que a manutenção preventiva é bem mais econômica quando comparada à manutenção corretiva.
Por ser planejada de acordo com os critérios adotados, terceirizar a manutenção preventiva colabora para obter mais eficiência e proporciona mais tempo para que os profissionais internos se dediquem a atividades mais estratégicas. Uma empresa especializada em reparos proporciona à indústria vantagens pela sua experiência de manutenções anteriores e equipe técnica altamente qualificada.
Todas as manutenções são importantes e necessárias, mas convém priorizar aquela que proporciona mais economia e eficiência. Aproveite e veja como montar, em um passo a passo, um bom plano de manutenção preventiva para a indústria em que trabalha!